Motoristas sob efeito de álcool: aumento preocupante nas estradas paulistas

Motoristas sob efeito de álcool: aumento preocupante nas estradas paulistas

Motoristas: Operações flagram mais de 500 condutores em situação irregular em janeiro

O número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool em São Paulo apresentou um aumento alarmante de 12,5% em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), referem-se aos condutores que registraram índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro.

Outro indicador preocupante é o aumento de 12% no número de recusas ao teste do bafômetro durante as blitzes realizadas no mês passado. O Detran-SP contabilizou 537 recusas em janeiro de 2024, contra 480 no mesmo mês de 2023.

Consequências graves para o bolso e para a habilitação

Dirigir sob efeito de álcool e recusar-se a soprar o bafômetro são infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70 e o infrator responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a penalidade é aplicada em dobro, totalizando R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Embriaguez ao volante configura crime de trânsito

Para os casos de embriaguez ao volante, quando o índice no bafômetro é igual ou superior a 0,34 mg/L, o número de ocorrências se manteve estável em janeiro de 2024, com 5 flagrantes. Essa conduta configura crime de trânsito, e os motoristas flagrados são encaminhados à delegacia de polícia.

Penalidades severas para embriaguez ao volante

Se condenados, além da multa e da suspensão da CNH, os infratores podem ser punidos com pena de prisão de seis meses a três anos, conforme a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Alerta para a responsabilidade no trânsito

O aumento no número de motoristas dirigindo sob a influência de álcool é um problema grave que exige medidas urgentes e conscientização por parte da sociedade. É fundamental que os condutores compreendam os riscos e as consequências de colocar em perigo a própria vida e a de outras pessoas no trânsito.

Medidas para combater o problema:

  • Intensificação das blitzes e operações de fiscalização nas estradas e vias urbanas;
  • Campanhas educativas que conscientizem os motoristas sobre os perigos do consumo de álcool e direção;
  • Adoção de medidas punitivas mais severas para reincidentes;
  • Aprimoramento da formação de novos condutores, com foco na responsabilidade e no respeito às leis de trânsito.

A segurança no trânsito é um compromisso de todos. Assuma a sua responsabilidade e evite o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Fonte<https://www.metropoles.com/sao-paulo/cresce-motoristas-influencia-alcool-sp

https://www.youtube.com/channel/UCoSDTY59DBUt5w5u-dxlfJw

Precisa de auxílio para formular defesa de autuação ou recurso contra multas de trânsito? A BrasilMultas é especializada na formulação online de defesas e recursos contra multas de trânsito. Acesse o site, o Facebook.com/BrasilMultas, whatsapp 47999552525 ou o Twitter.com/BrasilMultas.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Related Posts