Durante o período entre janeiro e dezembro de 2024, Indaiatuba registrou um aumento significativo nas infrações de trânsito. Conforme dados do Durante o período entre janeiro e dezembro de 2024, Indaiatuba registrou um aumento significativo nas infrações de trânsito. Conforme dados do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), houve uma elevação de 192% nas multas relacionadas ao excesso de velocidade e desrespeito à sinalização semafórica, saltando de 1.796 para 5.261 autuações. A principal infração foi o avanço no sinal vermelho, que totalizou 19.489 registros no ano, mais do que triplicando ao longo dos meses — de 996, em janeiro, para 3.389, em dezembro.
Embora o número de agentes de fiscalização e equipamentos como radares e câmeras tenha se mantido inalterado nos últimos anos, o Demutran atribui o aumento ao comportamento dos motoristas. De acordo com o órgão, fatores como pressa, distração e imprudência estão entre as principais causas. A Prefeitura ainda destacou que as lombadas eletrônicas recentemente instaladas estão operando apenas de forma educativa, sem aplicar multas.
Em termos financeiros, as infrações de trânsito renderam R$ 7.545.448,94 aos cofres públicos em 2024 — uma média mensal próxima a R$ 630 mil. Todos os valores arrecadados são destinados ao Fundo Municipal de Trânsito (FUNTRAN), que financia melhorias na infraestrutura viária, ações de fiscalização e projetos de educação no trânsito.
2025 inicia com queda, mas números continuam altos
Embora tenha registrado o pico de autuações em janeiro de 2025, com 5.456 multas, os meses seguintes apresentaram uma leve queda. Ainda assim, o número acumulado no primeiro trimestre representa um crescimento de aproximadamente 193% em comparação com o mesmo período de 2024.
Neste ano, a campanha do Maio Amarelo em Indaiatuba tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Com o aumento dos registros de infrações, o Demutran intensificou as ações educativas voltadas a motoristas e pedestres. Estão sendo realizadas palestras em escolas e empresas, além de blitzes educativas, com foco em pedestres e motociclistas — os grupos mais vulneráveis no trânsito. Vídeos de conscientização também foram divulgados nas redes sociais da Prefeitura. Segundo o departamento, essas atividades fazem parte de uma estratégia contínua, mas recebem reforço especial durante o mês de maio.
Especialista defende educação mais efetiva
A advogada especializada em trânsito, reforça a importância das ações educativas. Segundo ela, apesar de uma crescente conscientização, ainda são comuns comportamentos perigosos como o uso do celular ao dirigir, avanço de sinal e direção sob efeito de álcool. Para ela, o modelo atual das autoescolas é voltado mais à aprovação nos exames do que à formação de motoristas conscientes. “A solução passa por aulas mais práticas e realistas, campanhas que realmente impactem, atualizações obrigatórias e educação desde cedo”, defende.
A advogada ainda ressalta que a multa, quando aplicada de forma justa, deve ser encarada como um alerta. “Mais do que punição, a multa lembra que todos temos responsabilidade no trânsito. Se for justa, ensina. Se for injusta, é direito recorrer. O essencial é dirigir com consciência”, conclui.
Estacionamento rotativo volta com aumento nas autuações
Após 18 meses suspenso, o sistema de estacionamento rotativo foi retomado em Indaiatuba. O serviço, anteriormente operado pela TecPark, foi descontinuado em agosto de 2023. Somente em dezembro de 2024 a Prefeitura fechou nova concessão, desta vez com a Rizzo Parking, que passou a operar o serviço agora batizado de “Roda Indaiatuba”.
A zona azul cobre 1.311 vagas, das quais 65 são destinadas a idosos e 26 a pessoas com deficiência. Após um período educativo entre dezembro e janeiro, as autuações começaram em fevereiro de 2025. Nos três primeiros meses de fiscalização, foram registradas 1.195 infrações — 210 em fevereiro, 330 em março e 655 em abril — indicando uma tendência de alta, oposta à queda observada no fim do contrato anterior.
Segundo diretor de operações da Rizzo Parking, a elevação nas multas se deve à modernização dos processos de fiscalização. “Antes, o controle era manual. Hoje, utilizamos câmeras e inteligência artificial para leitura de placas. Isso traz muito mais eficiência”, explicou. Ele acredita que, com o tempo, a população se adapta e os números tendem a cair, podendo estabilizar entre 20 e 30 multas mensais — como ocorre em outras cidades atendidas pela empresa.
A Rizzo esclareceu que não recebe valores provenientes de multas. As infrações são repassadas ao Demutran, responsável pelas cobranças. A área de atuação do Roda Indaiatuba permanece igual à da antiga operadora, mas há planos de expansão solicitados pela associação local de comerciantes.
A compra dos tickets de estacionamento é totalmente digital, disponível por site, aplicativo e QR Codes instalados nas áreas de zona azul. A tarifa é de R$ 2,50 por hora, com limite de duas horas por vaga (R$ 5,00). Em caso de infração, o condutor tem até 48 horas para regularizar a situação mediante pagamento de R$ 25,00 diretamente à empresa, antes da formalização junto ao departamento de trânsito. Para quem não tem acesso à internet ou celular, há totens de autoatendimento e pontos de venda físicos., houve uma elevação de 192% nas multas relacionadas ao excesso de velocidade e desrespeito à sinalização semafórica, saltando de 1.796 para 5.261 autuações. A principal infração foi o avanço no sinal vermelho, que totalizou 19.489 registros no ano, mais do que triplicando ao longo dos meses — de 996, em janeiro, para 3.389, em dezembro.
Embora o número de agentes de fiscalização e equipamentos como radares e câmeras tenha se mantido inalterado nos últimos anos, o Demutran atribui o aumento ao comportamento dos motoristas. De acordo com o órgão, fatores como pressa, distração e imprudência estão entre as principais causas. A Prefeitura ainda destacou que as lombadas eletrônicas recentemente instaladas estão operando apenas de forma educativa, sem aplicar multas.
Em termos financeiros, as infrações de trânsito renderam R$ 7.545.448,94 aos cofres públicos em 2024 — uma média mensal próxima a R$ 630 mil. Todos os valores arrecadados são destinados ao Fundo Municipal de Trânsito (FUNTRAN), que financia melhorias na infraestrutura viária, ações de fiscalização e projetos de educação no trânsito.
2025 inicia com queda, mas números continuam altos
Embora tenha registrado o pico de autuações em janeiro de 2025, com 5.456 multas, os meses seguintes apresentaram uma leve queda. Ainda assim, o número acumulado no primeiro trimestre representa um crescimento de aproximadamente 193% em comparação com o mesmo período de 2024.
Neste ano, a campanha do Maio Amarelo em Indaiatuba tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Com o aumento dos registros de infrações, o Demutran intensificou as ações educativas voltadas a motoristas e pedestres. Estão sendo realizadas palestras em escolas e empresas, além de blitzes educativas, com foco em pedestres e motociclistas — os grupos mais vulneráveis no trânsito. Vídeos de conscientização também foram divulgados nas redes sociais da Prefeitura. Segundo o departamento, essas atividades fazem parte de uma estratégia contínua, mas recebem reforço especial durante o mês de maio.
Especialista defende educação mais efetiva
A advogada especializada em trânsito, Sandra Suarez, reforça a importância das ações educativas. Segundo ela, apesar de uma crescente conscientização, ainda são comuns comportamentos perigosos como o uso do celular ao dirigir, avanço de sinal e direção sob efeito de álcool. Para ela, o modelo atual das autoescolas é voltado mais à aprovação nos exames do que à formação de motoristas conscientes. “A solução passa por aulas mais práticas e realistas, campanhas que realmente impactem, atualizações obrigatórias e educação desde cedo”, defende.
Sandra ainda ressalta que a multa, quando aplicada de forma justa, deve ser encarada como um alerta. “Mais do que punição, a multa lembra que todos temos responsabilidade no trânsito. Se for justa, ensina. Se for injusta, é direito recorrer. O essencial é dirigir com consciência”, conclui.
Estacionamento rotativo volta com aumento nas autuações
Após 18 meses suspenso, o sistema de estacionamento rotativo foi retomado em Indaiatuba. O serviço, anteriormente operado pela TecPark, foi descontinuado em agosto de 2023. Somente em dezembro de 2024 a Prefeitura fechou nova concessão, desta vez com a Rizzo Parking, que passou a operar o serviço agora batizado de “Roda Indaiatuba”.
A zona azul cobre 1.311 vagas, das quais 65 são destinadas a idosos e 26 a pessoas com deficiência. Após um período educativo entre dezembro e janeiro, as autuações começaram em fevereiro de 2025. Nos três primeiros meses de fiscalização, foram registradas 1.195 infrações — 210 em fevereiro, 330 em março e 655 em abril — indicando uma tendência de alta, oposta à queda observada no fim do contrato anterior.
Segundo Thiago Balbino, diretor de operações da Rizzo Parking, a elevação nas multas se deve à modernização dos processos de fiscalização. “Antes, o controle era manual. Hoje, utilizamos câmeras e inteligência artificial para leitura de placas. Isso traz muito mais eficiência”, explicou. Ele acredita que, com o tempo, a população se adapta e os números tendem a cair, podendo estabilizar entre 20 e 30 multas mensais — como ocorre em outras cidades atendidas pela empresa.
A Rizzo esclareceu que não recebe valores provenientes de multas. As infrações são repassadas ao Demutran, responsável pelas cobranças. A área de atuação do Roda Indaiatuba permanece igual à da antiga operadora, mas há planos de expansão solicitados pela associação local de comerciantes.
A compra dos tickets de estacionamento é totalmente digital, disponível por site, aplicativo e QR Codes instalados nas áreas de zona azul. A tarifa é de R$ 2,50 por hora, com limite de duas horas por vaga (R$ 5,00). Em caso de infração, o condutor tem até 48 horas para regularizar a situação mediante pagamento de R$ 25,00 diretamente à empresa, antes da formalização junto ao departamento de trânsito. Para quem não tem acesso à internet ou celular, há totens de autoatendimento e pontos de venda físicos.
Fonte<https://maisexpressao.com.br/noticia/maio-amarelo-indaiatuba-registrou-aumento-progressivo-de-multas-de-transito-em-2024-77231.html
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