Zona azul: Fiscalização com multa automática: como vai funcionar?

Zona azul: Fiscalização com multa automática: como vai funcionar?

Zona Azul: A fiscalização automática de estacionamento rotativo está prestes a ser regulamentada pela Senatran. O texto atual prevê que a autuação poderá ser feita tanto por meio de câmeras móveis, instaladas em carros da CET, quanto por câmeras fixas.

Estão circulando na cidade de São Paulo automóveis com o logotipo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) equipados com câmeras no teto e GPS. Esses “carros dedo-duro” são utilizados na fiscalização das vagas de estacionamento rotativo (Zona Azul) – contudo, do ponto de vista legal, não podem gerar autuações de forma automática.

Para que a autuação seja válida, serão necessários dois registros fotográficos do veículo estacionado na mesma vaga, em desacordo com as regras, com intervalo mínimo de 15 minutos entre os registros.

A fiscalização automática somente poderá ser implementada quando a cobrança for feita eletronicamente, sem o uso de tíquetes físicos.

Até o momento, a fiscalização do estacionamento rotativo em São Paulo é feita por agentes de trânsito, que verificam se os veículos estão com o pagamento da tarifa ou se estão estacionados por tempo superior ao permitido.

No entanto, a fiscalização automática está prestes a ser regulamentada pela Senatran. O texto atual prevê que a autuação poderá ser feita tanto por meio de câmeras móveis, instaladas em carros da CET, quanto por câmeras fixas.

Para que a autuação seja válida, serão necessários dois registros fotográficos do veículo estacionado na mesma vaga, em desacordo com as regras, com intervalo mínimo de 15 minutos entre os registros.

A fiscalização automática somente poderá ser implementada quando a cobrança for feita eletronicamente, sem o uso de tíquetes físicos.

Fonte<https://bit.ly/3rn7gwR

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