PRF flagra três casos de embriaguez ao volante em municípios maranhenses 51691 dirigir influencia alcool Art.165

PRF flagra três casos de embriaguez ao volante em municípios maranhenses 51691 dirigir influencia alcool Art.165

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou casos de embriaguez ao volante em municípios maranhenses por dirigir sob influencia de alcool Art.165 51691

Em Santa Inês, um homem de 32 anos foi flagrado dirigindo com 0,73 miligramas de álcool por decilitro de ar alveolar (BAC). O limite legal para dirigir no Brasil é de 0,05 BAC. O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e autuado por embriaguez ao volante.

Em Caxias, um homem de 40 anos foi flagrado dirigindo com 0,85 BAC. O condutor também foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e autuado por embriaguez ao volante.

Em Imperatriz, um homem de 25 anos foi flagrado dirigindo com 0,90 BAC. O condutor também foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e autuado por embriaguez ao volante.

A PRF alerta que dirigir embriagado é uma infração gravíssima e pode resultar em prisão de até três anos, suspensão da carteira de habilitação por até cinco anos e multa de R$ 2.934,70.

Além dos riscos de prisão e multa, dirigir embriagado também é perigoso para o condutor e para os demais usuários da via. O álcool afeta a capacidade de dirigir, aumentando o risco de acidentes.

Se você for beber, não dirija. Chame um táxi ou um motorista de aplicativo, ou peça para um amigo ou familiar te levar para casa.

A PRF continuará realizando ações de fiscalização para combater a embriaguez ao volante. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir embriagado e reduzir o número de acidentes nas rodovias brasileiras.

Além dos riscos de prisão e multa, dirigir embriagado também é perigoso para o condutor e para os demais usuários da via. O álcool afeta a capacidade de dirigir, aumentando o risco de acidentes.

Os efeitos do álcool no organismo podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  • Perda de coordenação motora
  • Diminuição da atenção
  • Diminuição do reflexo
  • Aumento da impulsividade
  • Diminuição da capacidade de julgamento

Todos esses fatores podem tornar o motorista mais propenso a cometer erros ao dirigir, como ultrapassagem indevida, dirigir em zigue-zague e não respeitar as sinalizações de trânsito.

Em casos mais graves, a embriaguez ao volante pode levar a acidentes fatais. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2022, 3.142 pessoas morreram em acidentes de trânsito envolvendo motoristas alcoolizados.

O Art. 165 da Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997, por dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, consiste em infração de trânsito de natureza gravíssima punida com multa de trânsito agravada dez vezes e no valor de R$2.934,70 e medidas administrativas de recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.
Ver códigos 5169/1, 51691, 5169-1, 516-91, 516-91, dirigir, influencia, alcool, Art.165, CTB, suspensao,direito,reciclagem, etilometro, bafometro.

Se você for beber, não dirija. Chame um táxi ou um motorista de aplicativo, ou peça para um amigo ou familiar te levar para casa. É melhor prevenir do que remediar.

Precisa de auxílio para formular defesa de autuação ou recurso contra multas de trânsito? A BrasilMultas é especializada na formulação online de defesas e recursos contra multas de trânsito. Acesse o site, o Facebook.com/BrasilMultas, whatsapp 47999552525 ou o Twitter.com/BrasilMultas.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Related Posts